O MONUMENTO DE NOSSA SENHORA DO MONTSERRAT VISTO DE JEITO DIFERENTE

Há um adágio popular que diz: "Da janela se ver melhor e se for do alto a visão torna-se intocável"Foi justamente da janela de pedra do monumento de Nossa Senhora do MontSerrat que tive esta vista panorâmica sensacional. O horizonte é algo que muito me fascina, eis o motivo de parar por alguns instantes e contemplar a obra do Criador do Universo.

A Serrinha da Prata em baixo e no horizonte a região serrana que divide os municípios de Iati e Bom Conselho, no agreste meridional de Pernambuco.

O teto do monumento de Nossa Senhora do MontSerrat tem a imponência das catedrais grandiosas espalhadas pela Europa e grandes centros do País.

Os detalhes da obra fazem do monumento um lugar ainda mais especial. A força da religiosidade do povo de Serrinha da Prata começa muito antes dessa construção.
O colorido das fotos e das imagens colocadas coladas nas pedras, refletem-se como se fosse ouro feito pela mão humana. A cada dia cresce o número de devotos e visitantes no local.

Os detalhes da construção do monumento, mesmo num espaço estreito, deixam claramente o quanto a fé é cultuada pelos moradores e devotos de Nossa Senhora do MontSerrat na zona rural de Saloá.

Pedra, barro e cimento, foram os "ingredientes" para deixar o monumento com sua própria originalidade. O frei que teve a visão e o sonho de tornar isso tudo em realidade, só fez fortalecer ainda mais o credo religioso do lugar.





As molduras, as pinturas e a originalidade do ambiente, desafiam todos aqueles incrédulos e minúsculos da fé. 
Do alto da serra o caminho e a comunidade que vive do artesanato. A fabricação de apitos feitos da umburana (árvore rara na região), tem ajudado no desenvolvimento do pequeno povoado cravado entre serras. Pena que políticas públicas ainda se arrastem naquele torrão do município de Saloá. 

A natureza e a religiosidade vivem em harmonia, justamente pela colaboração de seus próprios habitantes, em torno de mil.
O velário construído para os pagadores de promessa acenderem suas velas fica ao lado do monumento de Nossa Senhora de MontSerrat.

A tecnologia aliada a religiosidade em Serrinha da Prata. Quem vai conhecer o monumento e gosta de se exibir nas redes sociais, o local oferece internet gratuita por wifi. Também é um grande momento para mostrar para o mundo essa beleza cultural e religiosa.

Com clima ameno e vegetação de caatinga, nessa altura de 540 metros, a ventilação natural e sem poluição, faz bem aos pulmões e a saúde mental do camarada que busca um lugar tranquilo para a meditação.

Com ângulos diferenciados, o Blog do Poeta mostra que a beleza natural na Serrinha da Prata está em todos os lugares, depende muito do olhar e a sensibilidade com o meio ambiente.
O entardecer nessa região tem suas características muito particular. Junta o verde, a sombra das árvores e a posição do sol, para da todo um diferencial na imagem. A minha visita a um lugar assim é olhada em 350 graus para lhe proporcionar um melhor relato das riquezas naturais e culturais do local visitado.

VEM AÍ A PRÓXIMA POSTAGEM!

Postar um comentário

0 Comentários