A SEMANA PASSANDO A LIMPO ATRAVÉS DA NOTÍCIA DO BLOG DO POETA


CANCELADO
O show do humorista brasileiro, Zé Lezin, que estava marcado para acontecer na noite desse sábado, 23/07, na AABB de Bom Conselho, foi cancelado devido a morte da senhora Alzina, avó do produtor da festa, Plok. O evento ocorrerá em outra data a ser marcada.

MISSA DE SÉTIMO DIA
A missa de sétimo dia em sufrágio da alma do agropecuarista e rotaryano, Valfrido Curvelo, será celebrada nesse domingo, dia 24/07, na Igreja de São Sebastião a partir das 10 horas da manhã. A Família Curvelo convida a todos para participar desse ato de fé e solidariedade cristã.

PRÉ-CANDIDATOS
Segundo informações, por volta das 16 horas desse sábado, 23/07, esteve acontecendo uma reunião do prefeito Dannilo Godoy, com todos os pré-candidatos a vereador da terra de Papacaça. O assunto deverá ser principalmente a conjuntura política para os próximo dias.

APOSTOU A MOTO DA ESPOSA
Identificado apenas como Adenilton, ele estava alcoolizado e, mesmo assim, participou de uma aposta, jogando baralho. Ao perder R$ 200,00, e sem ter o dinheiro para pagar o jogo, ele decidiu entregar a moto da companheira, uma cinquentinha zerada. 

DESFAZER O NEGÓCIO
Ao saber da notícia, a companheira Meire dos Santos, que vive com Adenilton há quatro anos, e mora no Conjunto Residencial Brisa do Lago, está desesperada à procura da moto que custou R$ 5 mil.

NADA DE CONCURSO
O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) enviou aos 184 municípios de Pernambuco um alerta de responsabilização e informou que está proibida a realização de concursos públicos até o fim de 2016, ano de eleições para prefeito e vereador. De acordo com o alerta, aprovado pelo Pleno do TCE, as prefeituras também devem suspender os certames em andamento.

APENAS CONDENADOS?
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recebeu mais 517 nomes de políticos e gestores condenados pela Justiça. A lista integra, agora, um documento com 1.598 processos de prefeitos e vereadores, além de gestores municipais e federais que tiveram as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Com base nessa lista é que a Justiça Eleitoral poderá declarar a inelegibilidade de candidatos políticos.

AS BRECHAS DA LEI
Essa última listagem foi encaminhada ao órgão pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região no dia 14 deste mês. Entretanto, só o fato de estar com o nome na lista não significa que o político poderá ter sua candidatura impugnada.

PODE RECORRER
No caso desses 517 nomes enviados pelo TRF, os gestores considerados condenados ainda podem requerer o registro de candidatura ao juiz eleitoral, que analisará as condições de elegibilidade ou inelegibilidade. Caso o juiz indefira, o candidato ainda tem a chance de recorrer e seguir a campanha sob judice, de acordo com o Art. 16 A da Lei 9505/97.

SE NÃO TIVER DOLO, PODE
Já as contas rejeitadas pelo TCE, só se caracterizará inelegibilidade se ficar demonstrado um ato doloso de improbidade administrativa. E isso caberá ao promotor eleitoral decidir.

AS INTERPRETAÇÕES DA LEI

A Lei da Ficha Limpa prevê várias causas para inelegibilidade, entre elas: rejeição de contas de exercício de cargos ou funções públicas, condenação por improbidade administrativa, compra de voto, abuso de poder econômico ou político.


Postar um comentário

0 Comentários