UMA SÍNTESE DA HISTÓRIA DE CALDEIRÕES

Pio Josival,
ilustre defensou de Caldeirões
O município é cheio de particularidades. Cada povoado ou distrito tem uma história cheia de causos que podemos logo identificar a força do folclore na terra de Papacaça. Por exemplo, o Distrito de Caldeirões, foi criado por uma africana que após fazer uma promessa, como começou a pagar por que a comunidade não foi atingida pela peste. Uma banda da comunidade pertencia ao município de Paulo Jacinto em Alagoas, a outra a Bom Conselho em Pernambuco.
A família Guedes, fundaram várias fazendas em todo o Nordeste, e por terem muito gado para criar, os Guedes, bebiam e usavam a água acumulada nas pedras que tinham formato de caldeirões, eis, o surgimento do nome oficial da localidade, Caldeirões dos Guedes. Mas, o IBGE tem como registro apenas o nome de CALDEIRÕES, baseado em relatos históricos, que somente em 1938, através de um decreto-lei, é que a comunidade recebeu esse nome.
A padroeira de Caldeirões, Nossa Senhora do Carmo, teve sua igreja fundada através dos irmãos Ursulino e Domingos Pacheco, com o aval do Monsenhor Marques, que se destacou como pároco depois da fundação de Caldeirões.
Para se ter ideia, monsenhor MARQUES, ainda se tornou prefeito de Bom Conselho, interinamente, devido a sua grande influência com a comunidade bonconselhense e pelo reconhecimento de sua promessa para que o município não fosse afetado pela peste, doença da época.
TEXTO: CLÁUDIO ANDRÉ O POETA
CORTESIA: PIO JOSIVAL


Postar um comentário

0 Comentários