Medida do Contran abrange os carros fabricados até 2004

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) informa aos condutores que os veículos fabricados até 2004 devem substituir os extintores de incêndio de carga de pó BC pelos modelos ABC até o dia 31 de dezembro. A determinação visa o cumprimento da resolução nº 333/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2015.
O novo modelo tem durabilidade de cinco anos e está apto a combater incêndios tipo “A”, que envolvem materiais como roupas, papéis, pneus, tapetes e estofados de automóveis. A adequação é fundamental para a circulação de veículos automotores, elétricos, reboques e semi-reboques.
Aquele que for flagrado na fiscalização e estiver em desacordo com a resolução será enquadrado pelo artigo 230, inciso X, que prevê multa de R$ 127,69 e perda de 5 pontos na CNH.
Os veículos fabricados a partir de 2005 já são equipados com o pó químico tipo ABC, não sendo necessária a substituição, tendo o proprietário que ficar atento apenas as instruções de segurança como a troca nos casos de: uso, fim da validade ou despressurização.

Postar um comentário

0 Comentários