PREFEITO REDUZ SALÁRIO E DEMITE TODOS OS CONTRATADOS

Dr. Oliveiro - Prefeito de Igaci
Não é de hoje que os municípios alagoanos passam por uma crise financeira em decorrência das sucessivas quedas no recurso do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), cuja verba, para a grande maioria dos municípios, é a única fonte de sustento. 
A crise é tamanha que os gestores já estão buscando alternativas para minimizar os impactos causados pelas reduções do recurso federal, a exemplo de Igaci, onde o prefeito Oliveiro Torres Piancó (PMDB), decidiu enxugar a folha de pagamento, e demitiu todos os servidores contratados.
As medidas para a contenção de despesas foram anunciadas pelo gestor durante reunião com os secretários. Além das demissões, Oliveiro Torres reduziu em 10% o seu salário, bem como os salários do vice-prefeito, dos secretários e também dos servidores comissionados.
“Tivemos que fazer esses ajustes para a prefeitura continuar funcionando. As medidas em cortar gastos nas secretarias, demitir contratados e reduzir os salários dos comissionados foram importantes para diminuir o impacto financeiro nas contas do Executivo. Se não tomássemos estas medidas estaríamos descumprindo o que determina a legislação e seríamos punidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal [LRF]”, esclareceu o prefeito informando que irá manter os serviços essenciais para população até que se consiga recompor a receita do município.
Para minimizar a crise que se instalou no município, além das demissões e do corte nos salários, o prefeito de Igaci determinou ainda a suspensão das gratificações e diárias, e a extinção de algumas pastas do seu governo.
As medidas foram tomadas por causa das reduções significativas do FPM, e ainda em decorrente dos pisos salariais que subiram e são equiparados aos nacionais, uma conta que não fecha, visto que o Executivo Municipal não consegue manter o que determina a legislação no cumprimento da LRF.
PARALISAÇÃO
A crise também chegou na Barra de Santo Antônio, onde os servidores municipais paralisaram as atividades por falta de pagamento.
NOTA DO BLOG
A cidade de Igaci tem 26. 051 habitantes e fica no agreste alagoano, vizinha a Palmeira dos Índios.
HISTÓRICO
O município de Igaci deve ao português João de Lima Acioli o início de seu povoamento. Ele chegou por volta do século XIX implantando um sítio que desenvolveu a região. O grande número de fontes de água que existiam na região fez com que o local fosse chamado de "Olhos D'Água do Acioli". A água abundante contribuiu para que muitas famílias do Sertão mudassem para lá. O maior incremento, porém, foi a partir de 1877, quando Alagoas sofreu uma de suas maiores estiagens. A fartura de água determinou a formação do primeiro aglomerado urbano no local. Entre os pioneiros que contribuíram para o rápido desenvolvimento do núcleo, atuaram Serapião Sampaio, Santos Silva, Capitão Bartolomeu de Souza Vergueiros, Justino Luz e as famílias Torres e Tomás de Albuquerque. Destaca-se, também, a família de Carlos Pontes, que mais tarde tornou-se um grande nome da literatura e da política do país. A Lei Estadual 428, de 15 de junho de 1904, elevou Olhos D'Água do Acioli à categoria de vila, como distrito judiciário de Palmeira dos Índios. A implantação da estrada de ferro pela Great Western, hoje RFFSA, também contribuiu para a afirmação econômica da vila. Nessa mesma época, teve o nome mudado para Igaci, que, em língua indígena, significa exatamente Olhos D'Água. A emancipação política de Igaci aconteceu por força da Lei 2.087, de 27 de dezembro de1957, instalando-se oficialmente a 12 de janeiro de 1959, desmembrado de Palmeira dos Índios.

Postar um comentário

0 Comentários