BISPO DE GARANHUNS DEIXARÁ COMANDO DA DIOCESE NO MÊS DE OUTUBRO

Arquidiocese Militar 
A Nunciatura Apostólica no Brasil comunica que o Santo Padre Francisco dignou-se nomear ARCEBISPO ORDINÁRIO MILITAR DO BRASIL, com sede em Brasília, Distrito Federal, o Excelentíssimo DOM FERNANDO JOSÉ MONTEIRO GUIMARÃES, CSSR, transferindo-o da sede episcopal de Garanhuns, Estado de Pernambuco.
A Arquidiocese Militar do Brasil tem sede em Brasília e é subordinada diretamente à Santa Sé. O Arcebispo Militar faz parte do Regional Centro-Oeste da CNBB. A Sé Episcopal encontra-se na Catedral Militar Santa Maria Rainha da Paz, na cidade de Brasília (veja a foto que acompanha esta notícia).
A Arquidiocese Militar responde pelo atendimento pastoral das Capelanias militares católicas espalhadas por todo o território brasileiro, tendo como seus diocesanos os militares católicos pertencentes às Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e às Forças Auxiliares (Polícias Militares estaduais e Corpos de Bombeiros Militares), juntamente com os seus familiares, não excetuados os militares da reserva remunerada e reformados, com seus respectivos dependentes. O Clero da Arquidiocese é constituído por padres e diáconos pertencentes às próprias Forças Armadas ou Forças Auxiliares, como também por padres e diáconos civis, que prestam serviço nas Capelanias. Possui também seu quadro próprio de seminaristas.
A Constituição brasileira de 1988 prevê, no art. 5, inciso VII, que é “assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva”. A Lei 6.293, de 29 de junho de 1981, alterada pela Lei 7.672, de 23 de setembro de 1988, organizou o Serviço de Assistência Religiosa (SAR) nas Forças Armadas, que tem por finalidade prestar assistência religiosa e espiritual aos militares e aos civis das organizações militares e às suas famílias, bem como atender a encargos relacionados com as atividades de educação moral realizadas nas Forças Armadas.
O Ordinariado Militar do Brasil foi erigido a 6 de novembro de 1950, pelo Papa Pio XII, como Vicariato Castrense do Brasil. Por força da Constituição Apostólica Spirituali Militum Curae, de 21 de abril de 1986, passou a ser Ordinariado Militar, depois do acordo diplomático entre a Santa Sé e a República Federativa do Brasil, assinado em 23 de outubro de 1989. O atual estatuto da Arquidiocese Militar brasileira foi homologado pelo Vaticano, com o decreto “Cum Apostolicam Sedem”, de 2 de janeiro de 1990, emanado pela Congregação para os Bispos.
O Arcebispo deve ser brasileiro nato e está vinculado administrativamente ao Estado-Maior das Forças Armadas, sendo nomeado pelo Papa, após consulta ao Governo brasileiro.
Foram Ordinários Militares no Brasil:
- Dom Jaime de Barros Câmara (1950-1963)
- Dom José Newton de Almeida Baptista (1963-1990)
- Dom Geraldo do Espírito Santo Avila (1º Arcebispo, 1990-2005)
- Dom Osvino José Both (2º Arcebispo, 2006-2014)
Foram Bispos Auxiliares Militares:
- Dom Alberto Trevisan (1964-1966)
- Dom Augustinho Petry (2006-2007)
- Dom José Francisco Falcão de Barros (2011, atualmente em função).
Dom Fernando Guimarães permanecerá guiando a Diocese de Garanhuns, agora como Administrador Diocesano, até à data de sua posse canônica como Arcebispo Militar do Brasil, que está marcada para o dia 7 de outubro de 2014, em Brasília, e cuja programação será anunciada em breve.
Gratos pelo trabalho de Dom Fernando nestes seis anos na nossa Diocese de Garanhuns, iremos acompanha-lo em sua nova missão com nossa oração fervorosa. E desde já, invocamos o Espírito Santo para que o Santo Padre nos dê um novo Pastor conforme o Coração de Deus.

Postar um comentário

0 Comentários