A volta do Sistema das Capitanias Hereditárias nas eleições de Alagoas

As Capitanias Hereditárias foi um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534. Este sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares (principalmente nobres com relações com a Coroa Portuguesa).
Este sistema foi criado pelo rei de Portugal com o objetivo de colonizar o Brasil, evitando assim invasões estrangeiras. Ganharam o nome de Capitanias Hereditárias, pois eram transmitidas de pai para filho (de forma hereditária).
POIS BEM...
Em pleno século XXI estamos voltando ao Sistema das Capitanias Hereditárias, onde os pais querem que seus filhos sejam de todo jeito os mandatários de Alagoas, seja na Assembleia Legislativa, seja no Poder Executivo do estado. Será que os eleitores não podem pensar diferente? Os eleitores não podem escolher do seu jeito os próximos administradores? Até quando teremos de engolir esse sistema quando achávamos que a "democracia" seria o nosso atual regime? Como sonhar com um estado melhor, quando votamos nas mesmas figurinhas? Como acreditar num estado menos violento, quando somos agredidos com o ilusionismo de que o filho de tal deputado, o filho de tal senador, o filho de tal prefeito é a saída para termos um estado ou um município com progresso? 
Como acreditar nos nosso políticos quando eles acham que somente construindo novos presídios vai resolver o problema da criminalidade no estado? Portanto, as promessas estão ai. Os políticos obsoletos estão aí. As campanhas milionárias estão na rua, tolos são os que se iludem com as falsas e faraônicas promessas. 
Tem os políticos que prometem de maneira ingênua (são os que não se elegem) e os políticos que fazem questão de mentir, ludibriando os sonhos dos eleitores e mesmo assim chegando ao poder.
O sistema de Capitanias Hereditárias vigorou até o ano de 1759, quando foi extinto pelo Marquês de Pombal.
Não está na hora de imitarmos o Marquês de Pombal? Ou seja, eliminando de uma vez o sistema de capitanias, especialmente, nesse período eleitoral? O nosso estado, vai um dia melhorar quando os políticos lá em Brasilia, levarem o País a sério. Por enquanto vivemos numa grande piada. Os políticos mentem achando que todos os eleitores acreditam. Pense nisso!

Postar um comentário

0 Comentários