Explosão na sede da Deic deixa uma agente morta e quatro feridos

  por Gilca Cinara e Teresa Cristina
Uma explosão de grandes proporções causou pânico e correria na noite desta quinta-feira (20), no bairro do Farol. Conforme informações apuradas pelo CadaMinuto, a explosão ocorreu dentro da sala de munições da sede da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), localizada na Ladeira dos Martírios, e deixou uma pessoa morta e quatro feridos.
Residências próximas ao prédio tiveram suas estruturas danificadas. Até o momento ainda não há informações de como ocorreu o acidente, mas no local o cenário é de destruição. Do prédio da Deic apenas a fachada ficou intacta e segundo relatos de policiais militares, que prestaram os primeiros socorros as vítimas, o local parecia um cenário de guerra. 
Portas, janelas, e até uma árvore plantada nos fundos do prédio foram arremessadas. Informações extra-oficiais dão conta que no local era armazenada uma quantidade grande de explosivos e munições.
Nas redes sociais, usuários comentaram o assunto, e relataram que o abalo foi sentindo nos bairros próximos, como no Centro e Trapiche. Comerciantes na região do Farol afirmaram que lojas e clínicas tiveram os vidros estraçalhados. No local, a área foi isolada com o risco de novas explosões no local. “Clientes do Unicompra saíram correndo sem saber o que estava acontecendo. O susto aqui foi grande”, afirmou um comerciante, que preferiu não se identificar. 
A policial civil Maria Amélia Lins Costas Dantas não resistiu aos ferimentos e entrou em óbito. Amélia fazia parte da diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas.  Segundo o cabo Xavier, da Polícia Militar, quando a equipe chegou ao local encontrou os agentes Genival Mauricío da Silva, 46, Carlos César,42, Amanda Daniela e Luiz entre os entulhos e fizeram o resgate. Os dois foram socorridos para o Hospital Geral do Estado (HGE). 
De acordo com um boletim médico do HGE, Carlos César sofreu ferimentos leves e deve receber alta médica ainda nesta noite. Genival ficou parcialmente soterrado e encontra-se em observação. Amanda Daniela sofreu escoriações e também está em observação. O estado de saúde de Luiz não foi divulgado. 
"É um cenário de guerra. Nunca tinha visto uma coisa como essa", relatou o cabo Xavier.
O secretário de Defesa Social Dário César afirmou, em entrevista à imprensa, que o órgão vai se pronunciar sobre o acidente, mas que agora era o momento de prestar solidariedade às vítimas. O segundo vice-presidente do Sindpol, Carlos José, relatou que o local era inadequado para armazenar um material desse tipo, já que ao lado prédio tem uma concentração muito grande residências e pontos comerciais. 
"O Estado está brincando de fazer Polícia. As pessoas se acostumaram a trabalhar no improviso", disse Carlos José. 
A estudante Arlete de Melo Cavalcante, que mora na ladeira dos Martírios, em frente à sede da Deic, comentou que  “no início foram ouvidos estouros, que pareciam disparos de armas de fogo. Logo depois houve uma forte explosão e todos os vidros da casa (portas e janelas) foram estilhaçados”, comentou a estudante bastante assustada com o acontecido.
A movimentação no local foi intensa. O governador Teotonio Vilela esteve na sede da Deic, no final da noite.

Postar um comentário

0 Comentários