MOTORISTA DA PREFEITURA DE BOM CONSELHO DESCONHECE CÓDIGO BRASILEIRO DE TRÂNSITO.

Será que o motorista do carro da prefeitura é habilitado?
Passados alguns dias, o Blog do Cláudio André, o mais lido da cidade de Bom Conselho, relatou a situação caótica do trânsito na Terra de Papacaça, onde o Código Brasileiro de Trânsito é desrespeitado e ignorado por vários condutores. São veículos parados em faixa amarela, estacionado no meio da rua atrapalhando o tráfego, estacionado em cima da calçada (foto), menores dirigindo, caminhões descarregando em ruas estreitas interrompendo o trânsito, não existe faixa de pedestre, não existe semáforo, etc. Hoje de manhã este blog flagrou uma “infração grave” por uma pessoa que estava dirigindo um veículo da prefeitura de Bom Conselho.

Veja a foto e o que diz o Código Brasileiro de Trânsito no seu artigo 181:

”O Código Nacional de Trânsito, em seu artigo 181 estabelece que se constitui em infração grave, sujeita a multa e remoção do veículo, caso o condutor estacione-o “no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização (zebrados), gramados ou jardim público”.

Estacionar o carro na calçada, impedindo a acessibilidade se constitui em uma infração grave que pode acarretar multa no valor de R$ 127,69, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo.
“Os empecilhos em cima da calçada são obstáculos para a mobilidade dos pedestres e devem ser retirados. Veículos estacionados na calçada são obstáculos e não podem ser tolerados, porque impedem a passagem do pedestre”.

É IMPORTANTE LEMBRAR QUE DIRIGIR CARRO DE UMA REPARTIÇÃO PÚBLICA DEVE-SE TER CONSCIÊNCIA NA DIREÇÃO, NAS LEIS DE TRÂNSITO E NA CONDUTA. SE TIVESSE GUARDA DE TRÂNSITO, A INFRAÇÃO LAVRADA PODERIA SER "GRAVÍSSIMA" E A PENALIDADE MAIOR. INCLUSIVE, ONDE ESTAVA O CARRO ESTACIONADO, ERA UM ESTACIONAMENTO EXCLUSIVO DA JUSTIÇA.
PODE UM NEGÓCIO DESSE?
QUEM DEVERIA DAR EXEMPLO, BAGUNÇA.
A sugestão que deste blog tem para a prefeitura de Bom Conselho é a seguinte: enviar Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores, onde neste projeto o trânsito seja municipalizado e se crie uma Superintendência de Trânsito. Não basta colocar semáforo, nem fazer faixa de pedestre, sem criar uma guarda de trânsito. Outra, não se faz faixa de pedestre em calçamento, até porque a tinta utilizada não tem aderência e o correto é que o local seja asfaltado.

Com a criação da Superintendência de Trânsito, o município terá uma fonte de colher impostos, que seriam as multas aos condutores infratores. Sei que tudo isso não acontece do dia prá noite, mas o primeiro passo deve ser dado. Será que é sonhar demais? Será que Bom Conselho não merece nada disso? Ou vamos continuar pensando e agindo pequeno?

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Bom Conselho é uma cidade sem lei no transito.
    Podemos ver todos os dias menores com motos,carros andano pelas ruas da cidade,fazendo bagunça.Isso é uma vergonha.

    ResponderExcluir

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."