Governadores tucanos vão pedir encontro com Dilma Roussef.

Os oito governadores eleitos pelo PSDB participaram, na manhã desta quarta-feira(15), de um fórum de debate sobre a administração do partido nos estados, a implantação de mudanças no principal partido de oposição, a relação dos tucanos com a presidenta eleita, Dilma Roussef (PT), e um acordo de cooperação entre os governadores dos oito estados. Os governadores também debateram o fortalecimento das relações do partido com a sociedade, o reforço na consolidação da base política do PSDB,a reforma política e a nova ordem social do país.
Respaldados pelos resultados das eleições de 2010, quando receberam 58% dos votos do eleitorado brasileiro e passaram a comandar 52% do PIB Nacional, os governadores Teotonio Vilela (AL), Geraldo Alckmin (SP), Antônio Anastasia (MG), Marconi Perillo (GO), Simão Jatene (PA), Beto Richa (PR), Siqueira Campos (TO), Anchieta Júnior (RR) debateram sugestões para as mudanças internas no PSDB. Os governadores concordaram com a necessidade da renovação do partido para enfrentar a nova realidade do país. Os oito governadores também reforçaram a importância da participação do ex-governador de São Paulo, José Serra, na disputa pela presidência da República, quando recebeu 45% dos votos válidos, enfrentando a candidata apoiada pelo presidente Lula, Dilma Roussef.
No encontro, os governadores decidiram criar um fórum para manter um debate constante e uma troca de experiência entre os governadores tucanos. Também foram debatidos propostas e os princípios que devem orientar os gestores e promover a cooperação técnica entre os governos tucanos pelos próximos quatro anos. Por sugestão do governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, os governadores concordaram em realizar o II Fórum dos Governadores Tucanos, em Belo Horizonte, no próximo mês de março.
Os governadores eleitos e assinaram a chamada Carta de Maceió, documento que confirma o compromisso dos governadores tucanos com a liberdade democrática, ética na política, gestão participativa e bem estar social, a ética e o desenvolvimento do país.
“Estamos governadores porque somos tucanos e provamos que é possível, sim, conciliar política, ética, honra e mudança”, afirmou o governador Teotonio Viela. Vilela destacou “a veia e a história” do PSDB reconhecida pela população brasileira e avaliou que o desempenho do partido nas últimas eleições inicia um novo tempo de modernização em grande parte do país.
Além dos oito governadores tucanos eleitos, o encontro teve a participação do presidente nacional do partido, senador Sérgio Guerra, dos senadores João Tenório (PSDB –AL), Marisa Serrano (PSDB- MS), o deputado federal eleito Rui Palmeira (PSDB-AL), os deputados estaduais tucanos Marcos Ferreira e Gilvan Barros, o presidente da Executiva Estadual do PSDB, Claudionor Araújo, e lideranças tucanas de Alagoas. O presidente Nacional do PSDB, Sérgio Guerra, fez uma avaliação sobre o desempenho do partido nas eleições e alertou os companheiros de partido para o papel de oposição forte e responsável a ser desempenhado durante os próximos quatro anos. “Temos um novo ambiente, uma nova cara para o partido após as eleições. Os resultados nas urnas provaram que não houve simetria entre os votos para presidente e governador, em vários pontos do país. Há desafios a serem vencidos, mas o resultado das eleições provou que o PSDB pode vencer alguns desafios quase intransponíveis”, observou Sérgio Guerra.
Na ocasião, os oito governadores fizeram explanação sobre a situação sócio-econômica e política de seus Estados e colocaram em debate propostas que devem ser adotadas em comum pelos oito Estados comandados pelo PSDB e em parceria com o governo federal. Os governadores ressaltaram a necessidade de uma discussão entre os 27 governadores do país sobre o papel do governo federal em áreas prioritárias do Estado, como saúde e segurança pública, que, segundo os governadores tucanos, necessitam da participação efetiva do governo federal para a superação da atual crise enfrentada em todos os estados do país.
O governador eleito Marconi Perillo (GO), sugeriu que os oito governadores tucanos reúnam-se com a presidente eleita Dilma Roussef (PT) para fortalecer o projeto tucano e “dar sentido diante do governo federal da força do PSDB sobre o PIB eleitoral brasileiro”.

CARTA DE MACEIÓ
A carta de Maceió, assinada pelos oito governadores do PSDB, traz orientações para o trabalho dos gestores e para cooperação e parceria entre os governos tucanos. Na carta, os governadores eleitos ratificam a identidade do partido com os valores e princípios fundamentais do PSDB: a consolidação da democracia, a estabilidade econômica, o bem-estar social de todos os brasileiros, a ética na política e a liberdade de expressão, mantendo a coerência e a qualidade no discurso político.
Os governadores tucanos também prestaram solidariedade ao governador Teotonio Vilela que enfrenta uma suposta manobra política para evitar a construção do Estaleiro Eisa, em Coruripe, no litoral Sul de Alagoas.
Depois do encontro, os governadores tucanos realizaram uma visita ao memorial Teotônio Vilela, na Praia da Pajuçara, e participaram de um almoço oferecido pelo governador Teotonio Vilela Filho.

Postar um comentário

0 Comentários