CONTA DE ÁGUA MAIS CARA EM BOM CONSELHO


MAS A CONTA DA ÁGUA AUMENTOU...

Entrou em vigor nesta última quinta-feira, a taxa de reajuste de 5% das contas de água da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento). A maioria dos consumidores bom-conselhenses, no entanto, deve começar a sentir os efeitos do aumento somente a partir de fevereiro de 2011, já que, no próximo mês, o cálculo ainda será feito proporcionalmente e as contas têm datas de fechamento diferentes.
Mas a dica é já entrar em 2011 economizando. A partir deste ano, entra em vigor a aplicação do reajuste tarifário anual na conta de água, através de um indicador financeiro adotado pela Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), composto, em 2010, pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado pelo governo para medir a inflação oficial, e pelo Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M).
Até 2009, vigorava o modelo de revisão tarifária, quando a Compesa solicitava o percentual de reajuste a partir de estudos de aumento de seus custos operacionais e de investimentos. Agora essa prática só ocorrerá de quatro em quatro anos, quando os clientes devem enfrentar reajuste oriundo de dois índices de origem distinta.

Postar um comentário

0 Comentários